imagem de um quadro escolar com www escrito

O que é o CRM?

por TeamEffort a 06 de Fevereiro

Se é dono de uma empresa ou gestor comercial, provavelmente já ouviu falar do termo CRM. Esta sigla significa “Customer Relationship Management” e, como o próprio nome indica, o seu propósito é gerir e melhorar o relacionamento com o cliente.

O CRM é como um sistema nervoso central no qual circula toda a informação associada a cada cliente. Este pode ajudá-lo a reduzir o risco da tomada de decisão e a definir objetivos concretos.


Que tipo de dados são analisados?

  • Informação demográfica;
  • Histórico de compras;
  • Datas de envio e receção de encomendas;
  • Dados sobre compras e vendas realizadas através da internet;
  • Reação a campanhas publicitárias;
  • Registo da utilização do serviço de atendimento por cada cliente.


Qual o impacto que o CRM poderá ter na sua organização?

O CRM é flexível e adaptável à sua organização, seja esta uma PME ou uma grande empresa — diferentes tipos de utilização trarão diferentes benefícios. Estes podem passar por:

  • Criar produtos e serviços baseados nas preferências dos seus clientes;
  • Melhorar o atendimento, diminuindo o tempo necessário para a resolução de problemas;
  • Ao conhecer as necessidades dos clientes conseguirá uma venda-cruzada mais eficaz, especialmente se tiver uma loja online;
  • Aumento da eficácia do marketing através da criação de campanhas com objetivos bem definidos;
  • Poderá proporcionar serviços adicionais ou exclusivos aos seus melhores clientes.


Quem na organização irá utilizar a solução de CRM?

A equipa de marketing poderá criar campanhas dirigidas a um grupo muito específico de clientes ou até mesmo talhar ofertas específicas para um cliente em particular. Por sua vez, a equipa de vendas conseguirá, por exemplo, contactar potenciais clientes e acompanhá-los ao longo do funil de vendas até que estes se tornem clientes efectivos. Esta informação valiosa ficará sempre segura e acessível a partir de qualquer dispositivo. Já a equipa de atendimento ao cliente terá à sua disposição toda a informação necessária para rapidamente solucionar as dúvidas dos seus clientes.



Na TeamEffort criamos soluções baseadas na plataforma open-source SugarCRM que consideramos ser altamente robusta. Esta plataforma apresenta ainda uma elevada capacidade de personalização, permitindo o desenvolvimento de soluções ágeis, independentemente do tamanho da organização ou do setor de atividade. Desta forma é assegurado que cada cliente tem uma ferramenta altamente personalizada e que vai ao encontro das necessidades da sua empresa.

Para implementar uma solução de CRM na sua organização peça agora um orçamento gratuito e comece a gerir rápida e eficazmente todos os processos relacionados com os seus clientes. Se pretender saber mais sobre os benefícios do CRM não hesite em enviar-nos um email ou uma mensagem no Facebook.

Partilhar este post:

Voltar ao blog