imagem de um quadro escolar com www escrito

A Importância da Sinalética Digital na Era da Comunicação Visual

por TeamEffort a 19 de Fevereiro

A comunicação visual é uma das formas de comunicação que mais impacto causa no ser humano conseguindo transmitir elevadas quantidades de informação e emoção num curto espaço de tempo. Como dizia Confúcio: “Uma imagem vale mais que mil palavras.”.

De acordo com estudos realizados pelo psicólogo Jerome Bruner da Universidade de Nova Iorque, a maior parte dos indivíduos recorda-se apenas de 10% da informação que ouve e 20% da informação que lê. Porém, se a informação for transmitida visualmente e estiver associada a interação, a retenção de informação pode chegar aos 80%. Bruner indica ainda que estudos de investigadores da área da educação concluíram que 83% da aprendizagem do ser humano ocorre ao nível visual. Desta forma, o poder da comunicação visual deverá ser indiscutivelmente considerado no momento de escolher o melhor canal para interagir com o seu público-alvo.

O termo “sinalética digital”, ou digital signage em inglês, pode parecer um palavrão mas na verdade é algo bastante simples. Resumidamente, trata-se de uma forma de distribuição de conteúdos digitais (tais como imagens e video) numa rede de ecrãs que poderá ser composta por televisores, monitores de computador ou placards digitais de grandes dimensões. Esta rede pode ser diminuta e estar circunscrita a um espaço pequeno, como por exemplo uma loja, ou de grandes dimensões sendo o mesmo conteúdo transmitido simultaneamente para vários pontos do país. Os conteúdos a transmitir são carregados para um backoffice e, a partir daí, agendados para o dia e hora desejados.

A sinalética digital pode ser utilizada em vários espaços, como por exemplo no comércio a retalho, restaurantes, hotéis, locais de entretenimento, escritórios, salas de espera, entre outros.

 
Contextos de utilização da sinalética digital


Os contextos, modos de utilização e benefícios são múltiplos, independentemente da atividade da sua empresa, especialmente se apresentar conteúdos cativantes que despertem a curiosidade e o interesse do público. Poderá utilizar a sinalética digital para, por exemplo: 

  • Apresentar novidades relacionadas com a empresa durante o horário de expediente. Se desejar, após o fecho ao público os monitores passarão a transmitir automaticamente informações úteis para a atividade e formação dos colaboradores;
  • Num restaurante poderá apresentar o menu do dia ou novos pratos para os seus clientes experimentarem;
  • Em feiras internacionais poderá modificar o idioma dos conteúdos sem precisar de despender recursos na impressão de novos cartazes;
  • Num ambiente de comércio a retalho poderá criar campanhas adaptadas às caraterísticas do público que se encontra geralmente na loja àquela hora do dia;
  • Promover o endereço da sua página no Facebook ou website;
  • Num consultório poderá transmitir informação aos pacientes sobre os cuidados que deverão tomar para, por exemplo, se protegerem contra o virus da gripe.

 

Conheça o HUB.RT

 

O HUB.RT é uma solução de sinalética digital simplificada e robusta desenvolvida pela TeamEffort para o Raspberry Pi que lhe permitirá não só mostrar os videos e imagens que desejar como também fazer um agendamento semanal através da criação de playlists de videos para toda a rede ou específicos para cada monitor. Os videos ficarão sempre seguros na cloud e já não se terá que preocupar com a gravação e substituição dos CDs, como acontecia anteriormente em soluções de corporate TV.

Não perca o período de demonstração gratuito de 15 dias que disponibilizamos e comece já hoje a experimentar os benefícios da sinalética digital na sua empresa. Basta fazer o registo no website do HUB.RT e terá acesso aos dispositivos (hubbies) a ligar a cada um dos monitores e à sua área privada no backoffice na qual poderá realizar a calendarização dos videos.

Se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-nos por email ou enviado-nos uma mensagem através da página do Facebook da TeamEffort.

Partilhar este post:

Voltar ao blog