imagem de um quadro escolar com www escrito

Ferramentas para melhorar a performance da sua loja online

por TeamEffort a 27 de Abril

As lojas online são, sem dúvida, uma importante alavanca para a expansão de qualquer negócio. É cada vez mais comum os consumidores procurarem informação e adquirirem produtos pela Internet devido à comodidade que este tipo de serviço apresenta. Trata-se assim de uma estratégia valiosa uma vez que oferece uma maior visibilidade aos produtos e serviços de qualquer empresa.

Actualmente, existe um vasto conjunto de ferramentas que permitem optimizar processos e tarefas tornando-se essenciais na gestão de qualquer serviço Web. Num mercado tão exigente, competitivo e dinâmico como as lojas online estes recursos são de extrema relevância e utilidade.

Num post anterior explorámos papel do Google Analytics (GA), uma ferramenta totalmente gratuita que disponibiliza dados que lhe permitirão analisar e criar estratégias que visam o crescimento e sucesso das loja online e websites em geral. Para tal,  utiliza métricas detalhadas sobre quem visita o site, quando visita e quais os conteúdos mais visualizados, permitindo-lhe avaliar, por exemplo, se determinada campanha ou produto da sua loja está a ter a atenção e o sucesso esperado.

 

Diminuir o tempo de espera e aumentar as vendas

Para além do GA, existem outras plataformas que julgamos serem imprescindíveis para quem pensa iniciar um negócio online ou simplesmente aperfeiçoar o seu serviço. De entre muitas e variadas ferramentas existentes, relacionadas com gestão e monitorização de informação, sugerimos o Google Pagespeed Insights. Igualmente gratuita, esta ferramenta analisa, entre outras coisas, os conteúdos e a estrutura da página online e sugere formas de diminuir o tempo de espera de carregamento da mesma. Que resultados podemos então esperar desta ferramenta? Ao diminuir a velocidade de carregamento da loja online, irá mostrar mais rapidamente os produtos pesquisados pelos visitantes, e consequentemente, melhorar a indexação da página na busca do Google, que considera a velocidade do site como um dos seus factores no ranking de posicionamento nas pesquisas.  

 

Resultados da pesquisa do Google

O Google Webmaster Tools (GWT) é uma ferramenta importante para quem está interessado em criar um site apelativo para os utilizadores e optimizado para pesquisa. O GWT torna possível visualizar parte das informações de como o Google interpreta o seu site, destacando tendências da realidade que o ajudarão a melhorar a sua indexação nos motores de busca. Para aprender mais sobre esta ferramenta e sobre como tirar o máximo partido da mesma, a Google fornece um vasto conjunto de documentação de apoio técnico e ferramentas de teste. No entanto, se preferir uma análise mais objectiva a nossa equipa poderá ajudar fazendo uma avaliação da sua loja online  identificando os aspectos que poderão ser melhorados com vista a trazer um retorno mais rápido.

Para além de uma componente estética cuidada e apelativa, a qualidade da loja virtual contida numa página web é determinante na decisão de compra por parte do utilizador. Torna-se assim importante transmitir informações precisas sobre a loja e os produtos, bem como assegurar aspectos tais como a confiabilidade, segurança e facilidade.

Neste post identificámos algumas plataformas existentes que contribuem para melhorar a gestão do seu negócio online, as quais poderemos ajudar a implementar no seu website. Não hesite em contactar-nos por email ou enviar-nos uma mensagem através da página do Facebook da TeamEffort.

Partilhar este post:

Voltar ao blog