imagem de um quadro escolar com www escrito

As extensões que o Tiago usa

por TeamEffort a 15 de Junho

São muitas as extensões disponíveis que permitem adicionar novos recursos e funcionalidades ao nosso browser. Estas ferramentas cresceram e desenvolveram-se no âmbito de diferentes browsers, motivando até a criação de lojas virtuais dedicadas às mesmas. Por exemplo, a Web Store do Chrome browser da Google, apresenta um enorme diretório onde podemos pesquisar, instalar e gerir extensões de natureza variada. Para além do Chrome, outros browsers apresentam lojas similares, tais como as Safari Extensions do browser Safari da Apple, o Add-ons for Firefox do browser Firefox da Mozilla e, de futuro, o browser Edge da Microsoft irá disponibilizar ao público as suas próprias extensões (por agora, apenas existem algumas em modo de antevisão para testes). Dependendo das nossas necessidades, estas aplicações podem ser mais simples ou complexas, mas todas têm algo em comum: tornar a nossa navegação numa experiência mais agradável, divertida ou produtiva.



Ao longo das próximas semanas vamos falar um pouco mais sobre este tema, apontando  algumas das extensões favoritas dos elementos da nossa equipa. Hoje, revelamos algumas preferências do Tiago que se encontra, presentemente, a fazer investigação na área da sinalética digital, mais concretamente, procura identificar as limitações reais do Raspberry Pi. As extensões que apresentaremos de seguida permitem ao Tiago realizar o seu trabalho de forma mais eficiente e organizada.


Uma das aplicações, prende-se com a gestão e calendarização de tarefas - o Todoist. Trata-se de uma aplicação de produtividade que permite ao Tiago sincronizar todas as suas tarefas, de forma automática entre o seu PC e o Android para se manter mais organizado, focado e produtivo.


Para mudar a VPN [Rede Virtual Privada] e navegar de forma segura, o Tiago utiliza o ZenMate, que pode ser utilizada nos seguintes browsers: Chrome, Firefox, Opera.

Possui uma interface simples, apenas apresenta um pequeno ícone no canto superior direito na barra do browser que indica que o serviço está a funcionar. Permite seleccionar as cidades para onde serão redireccionados os dados de navegação. Principais vantagens identificadas pelo Tiago:

- Gerar vários IPS de diferentes localidades no mundo;

- Aceder a vários sites de outros países, cujo conteúdo é restrito e ainda assim proteger a sua privacidade, mantendo os seus dados anónimos;

- Encriptar todos os dados, o que garante maior segurança quando acede a esses sites.




Para o ajudar na sua pesquisa e na elaboração de artigos científicos, o Tiago conta com o Mendeley .Esta é uma ferramenta de referência para estudantes e investigadores, eficaz na organização, desenvolvimento e promoção dos seus trabalhos. Principais vantagens que o Tiago vê no Mendeley:

- Permite reunir toda a investigação e consequentes referências e anotações pessoais em apenas um lugar;

- Pode aceder à informação guardada mesmo estando offline;

- Permite guardar bibliografia e citações;

- Possibilita criar grupos e partilhar a listas de leitura, artigos ou referências bibliográficas.


Para conhecer um pouco mais sobre as extensões que estão disponíveis, e as mais utilizadas pela nossa equipa, acompanhe as próximas publicações. Até breve!

Partilhar este post:

Voltar ao blog