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O Papel do Google Analytics no Apoio à Tomada de Decisão

por TeamEffort a 17 de Março

O website é o representante da presença online de uma organização devendo ser mantido e cuidado com frequência com vista a obter os melhores resultados possíveis. Este pode transmitir informação relacionada com os produtos e/ou serviços comercializados pela empresa, aumentar a notoriedade da marca e chegar a um conjunto de clientes que até agora não estavam ao seu alcance.

Quando visitamos um estabelecimento e nos deparamos com uma experiência agradável, a probabilidade de regressar é muito elevada. Porém, se não surgirem novidades, o interesse depressa se irá desvanecer. O mesmo acontece com a visita a um website. Torna-se por isso imperativo conhecer o perfil dos visitantes de forma a criar conteúdos que prendam a sua atenção e os façam voltar uma e outra vez.


Vantagens do Google Analytics

É aqui que o Google Analytics (GA) pode ajudar. De entre várias ferramentas existentes que cumprem o mesmo objetivo, destacamos esta pelos seguintes motivos: possui o selo de confiança da Google, permite-nos tirar conclusões rápidas ou optar por uma análise mais aprofundada e... é gratuito! O GA apresenta-lhe métricas detalhadas sobre quem visita o site, quando visitam, quais as páginas mais visualizadas, entre outros indicadores.


Caso ainda não tenha a certeza de como o GA se aplica à sua realidade deixamos de seguida alguns exemplos práticos. Imagine que possui uma loja online de vestuário e verifica que a página de um dos produtos está a ter um grande número de visualizações pois surgiu numa cena da telenovela da noite. Que tal aproveitar a oportunidade e enviar uma newsletter para os seus clientes a promover ainda mais o produto? Por outro lado se é dono de um restaurante e vê no GA que as fotografias da sua francesinha de marisco foram partilhadas várias vezes no Facebook na última semana, porque não comemorá-lo organizando um Festival da Francesinha e convidar os fãs da sua página na rede social?

Este tipo de decisões, baseadas na análise de relatórios com dados que pareciam à partida perdidos e sem sentido, tornam o Analytics numa ferramenta poderosa, capaz de ajudar o seu negócio a crescer.


Conhecer o utilizador para criar melhores conteúdos

A equipa da TeamEffort valoriza bastante o blog, sendo que queremos continuar a melhorá-lo constantemente. Através do GA conseguimos perceber quais os posts que tiveram mais sucesso e uma maior interação por parte dos visitantes podendo concluir que estes, à partida, continuarão interessados em conteúdos relacionados. O GA revelou-nos ainda que muitas das novas visitas ao website advêm de publicações no blog quer através de redes sociais ou pesquisa orgânica do Google, fator que nos incentiva a continuar a investir neste canal.

Se tiver curiosidade e quiser aprender a trabalhar com o GA poderá visitar um dos websites disponibilizados pela Google no qual encontrará formação completamente gratuita nesta área (em inglês).

Em caso de dúvidas não hesite em contactar-nos por email ou enviado-nos uma mensagem através da página do Facebook da TeamEffort.

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