Realidade Virtual: o mundo como nunca o viu
por TeamEffort a 10 de MaioA Realidade Virtual é uma tecnologia criada para simular ambientes, reais ou imaginários, que permitem ao utilizador sentir-se fisicamente presente e interagir com esse ambiente. Os óculos de RV (Realidade Virtual) existem há mais de uma década, mas têm vindo a evoluir e ganhar destaque nos últimos dois anos. Os grandes players estão todos a bordo do comboio da Realidade Virtual, por isso espera-se que muito em breve estes óculos venham a fazer parte do dia-a-dia do grande público. Próxima desta tecnologia, mas muito diferente no seu conceito e aplicação está a Realidade Aumentada (RA). Enquanto que a primeira possibilita ao ser humano vivenciar um mundo não existente fisicamente, a RA, como o próprio nome indica, aumenta a percepção sobre o mundo real sobrepondo elementos não existentes a imagens reais.
Estamos muito entusiasmados com as possibilidades da RV e com o impacto que poderá vir a ter em praticamente todas as áreas, desde o entretenimento à saúde. Vamos por isso imaginar, durante uns breves instantes, que estamos no Tron e dar asas à nossa imaginação!
Entretenimento
As indústrias cinematográfica e de jogos de vídeo estão a investir milhões para criar a próxima geração de entretenimento imersivo. A capacidade da Realidade Virtual, combinada com vídeo de 360°, coloca o utilizador no centro de qualquer experiência como por exemplo num concerto de música ou evento desportivo. Imagine o que é será assistir a um concerto virtual através destes óculos — ver a banda, o público, e navegar de forma totalmente livre por todo o espaço — ou até emergirmo-nos numa experiência à la eXistenZ.
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Várias marcas adotaram este recurso para propósitos mais utilitários. A Ford está a usar a RV no desenvolvimento do seu negócio uma vez que esta tecnologia permite visualizar o interior e exterior dos seus carros e experimentá-los antes mesmo de serem produzidos. Já a Toyota incorporou a RV numa campanha para educar jovens acerca dos perigos de uma condução pouco segura e a Samsung criou uma experiência para ajudar pessoas a ultrapassar fobias, tais como, falar em público e o medo de alturas.
Muitas empresas estão a tirar partido do efeito e curiosidade que a RV desperta no público para criar campanhas de marketing. Exemplo disso foi o lançamento de uma embalagem de Happy Meal da McDonald’s que, quando associada a um smartphone, pode ser transformada em óculos de realidade virtual, dando acesso a um pequeno jogo de ski.
Do e-Commerce ao v-Commerce
Esta tecnologia pode transformar a nossa experiência em algo mais pessoal e interativo, semelhante ao que experienciamos numa loja física. Poderemos experimentar diferentes peças de vestuário sem nos dirigirmos aos provadores (ou à loja!), transportar potenciais clientes para empreendimentos em fase de construção ou numa viagem por um resort ou local turístico. Que melhor forma de convencer alguém sobre um destino de férias do que deixar o cliente sentir a emoção desta viagem virtual? E porque não vender viagens virtuais totalmente imersivas; um passo à frente do que já é feito em algumas consolas?
Medicina
A Realidade Virtual está a transformar-se num eficaz recurso da medicina no tratamento de problemas associados a dor, fobias, anorexia e stress. Estes são apenas alguns exemplos de uma revolução que promete mudar radicalmente práticas de clínicas e instituições hospitalares do mundo. Também se tem beneficiado no tratamento da saúde física e mental de pacientes que sofreram um derrame ou traumatismo craniano. Empresas como a suíça MindMaze, orientada à interseção da neurociência com a Internet das Coisas, desenvolveu uma estrutura que capta e analisa movimentos de forma a monitorizar o desempenho dos pacientes, disponibilizando, em tempo real, um feedback visual. A pessoa pode ver os seus gestos reproduzidos por um avatar (uma representação do utilizador no mundo virtual), que segura e muda de lugar os objetos apresentados no ambiente virtual. Cirurgiões podem treinar com ferramentas e pacientes virtuais, transferindo as suas capacidades virtuais para a sala de operações reais.
Como diz o ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Por este motivo, esta tecnologia já tem sido utilizada no ensino da anatomia através de imagens tridimensionais que possibilitam avaliar e observar a estrutura interna dos órgãos. Um bom exemplo desta aplicação é o software, desenvolvido pela startup americana EchoPixel, que ajuda os estudantes a visualizar órgãos em 3D e simular operações cirúrgicas.
Ensino
A Realidade Virtual pode ser uma grande ferramenta para a formação de equipas, especialmente quando as empresas continuam a globalizar e expandir em diferentes mercados. Irá também revolucionar metodologias pedagógicas permitindo aos alunos participarem virtualmente nos centros de aprendizagem, museus e galerias de todo o mundo. No jornalismo, a capacidade de ver o mundo através dos olhos de outra pessoa, permite também criar novas perspectivas de relatos de ocorrências.
Aplicações na Aviação e Militares
Na aviação e atividades militares, o recurso à RV é uma alternativa aos treinos “ao vivo” nos quais são geralmente utilizados materiais dispendiosos, que envolvem tecnologia sensível e situações perigosas. Pilotos aéreos comerciais podem ambientar-se aos controlos de diversos modelos de aviões através de programas de treino holísticos que incorporam tanto voo virtual, como instruções reais.
Estes exemplos de aplicação são prova que a Realidade Virtual está continuamente a ser aplicada a cada vez mais setores e atividades, apresentando um potencial crescente de impacto na nossa sociedade.
Em termos de marketing, esta tendência está, também, a redefinir conceitos e implementar ideias e estratégias cujo objetivo é tornar as marcas mais próximas dos consumidores através de experiências únicas e inesquecíveis. Estas experiências apelam aos sentidos dos consumidores e valorizam uma experiência de interação que se tem vindo a revelar muito positiva e que promete revolucionar em todos os aspetos.
Ford:https://lineshapespace.com/virtual-reality-prototyping/
McDonald’s: https://www.youtube.com/watch?v=bnYg752URcE&noredirect=1
About MindMaze http://techcrunch.com/2016/02/17/mindmaze-maker-of-a-neural-virtual-reality-platform-raises-100m-at-a-1b-valuation/
About Echo Pixel http://techcrunch.com/2016/05/04/echopixel/
About military - navy, army, air force: http://www.vrs.org.uk/virtual-reality-military/